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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

QUE COR É A MINHA COR?

Projeto: É hora de Ler
Livro: Que cor é a minha cor? - Martha Rodrigues 

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” - Bob Marley

A leitura do livro mostra a necessidade - de caráter social e político - da escola de desenvolver nos alunos, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. Responsável pelo processo de socialização, estabelecendo relações entre alunos brancos e negros, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características, abandonam os preconceitos que ao longo da nossa história serviam para a desvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido. 
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Através da leitura do livro objetiva-se possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática. Sensibilizar, conscientizar acerca da importância de se fortalecer o espírito de Cidadania. 

  • Exposição de fotos / gravuras com painéis montados na sala de aula.
  • O aluno  será observado a partir de sua participação ativa nas atividades desenvolvidas

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SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

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