.

.

...

...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sanitaristas Mirins - 4º ano A

Visita a uma propriedade rural

Contéudos trabalhados durante a excução do Projeto: Sanitaristas Mirins
  • Saúde animal (doenças dos animais que são transmitidas ao homem – zoonoses – e aquelas que causam prejuízos aos produtores rurais e à economia do Estado, exemplo: brucelose, raiva, tuberculose, febre aftosa, anemia infecciosa eqüina, doenças de aves e suínos etc.);
  • Sanidade vegetal (uso de agrotóxicos, doenças e pragas que atacam as frutas, citros, grãos etc.);
  • Segurança alimentar (inspeção de produtos de origem animal, embalagens, rótulos, certificação de produtos etc.);
  • Meio ambiente (descarte de frascos de vacinas e medicamentos, embalagens de agrotóxicos, contaminação das pastagens e rios, resíduos dos laticínios e frigoríficos, controle da população de morcegos etc.).

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores