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sábado, 19 de junho de 2010

Artigo: Gêneros Textuais

PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA
Especial para o Aqui na escola

A expressão gêneros textuais é usada quando referirmos a diversidade de textos que encontramos em nossa vida diária. Como por exemplo: carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, sermão, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Cada gênero tem características próprias e assim pode ser facilmente identificado. As características dos gêneros orais também são resultado das situações em que eles são produzidos.
Na Revista Nova Escola há um relato que "Os especialistas dizem que os gêneros são, na verdade, uma "condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores". A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros conteúdos os chamados "comportamentos leitores e escritores" (ler para estudar, encontrar uma informação específica, tomar notas, organizar entrevistas, elaborar resumos, sublinhar as informações mais relevantes, comparar dados entre textos e, claro, enfrentar o desafio de escrevê-los)".
Usar os gêneros textuais como instrumento na educação, torna mais significativa a aprendizagem escolar por aliar a língua que utilizamos no nosso dia a dia, nas comunicações informais ou formais dos nossos alunos.
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Os livros do autor Ricardo Azevedo e da autora Ângela Lago são ótimos recursos para o trabalho com gêneros textuais.
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SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

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