.

.

...

...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Paralelos e Meridianos

Aula de Geografia

Você sabe que o globo Terrestre e o Planisfério representam as terras e as águas do nosso planeta. 

Aprenda um pouco mais sobre isso trabalhando com o mapa abaixo:
  • Pinte de azul as áreas ocupadas pelos oceanos.
  • Escreva o nome dos oceanos.
  • Escreva o nome de cada continente em seu respectivo lugar.
  • Pinte cada continente seguindo a legenda abaixo:
América - Amarelo
Europa – Vermelho
Ásia – laranja
África – verde
Oceania – Marrom
Antártida - Rosa


  • No desenho do planeta Terra e complete com:
PARALELOS: 
EQUADOR
Trópico de Câncer 
Trópico de Capricórnio

HEMISFÉRIOS: 
norte
sul
MERIDIANO: 
GREENWICH                                        

HEMISFÉRIOS:
Ocidental
Oriental


  • Desenhe abaixo os dois tipos de movimentos que a Terra executa e explique-os;
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO:








MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO:









  • Associe corretamente as palavras às frases:

(A) Globo Terrestre   
(B) Mapa       
(C) Planisfério     
(D)  Rotação
(E)  Translação         
(F)  Paralelos 
(G) Meridianos     
(H) Linhas Imaginárias

___ Linhas traçadas de um pólo ao outro

___ Movimento que a Terra realiza ao redor do Sol.

___ Nele conseguimos ver toda a superfície terrestre ao mesmo tempo.

___ Linhas imaginárias traçadas paralelamente à linha do Equador.

___ Representação da Terra, ou parte dela, numa superfície plana.

___ Representação que mais se aproxima da forma real do planeta.

___ Linhas traçadas no globo e nos mapas.

___ Movimento que a Terra realiza ao redor do seu eixo.

  • Observe o desenho:  
a-) Pinte de preto a parte do globo onde é noite.
b-) Pinte de amarelo a parte do globo onde é dia.    
c-) Por que em uma parte da Terra é dia e em outra é noite?
 



Nenhum comentário:

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores