- LEITURA DO LIVRO;
- ANÁLISE DO LIVRO - Interação: Palavras e desenhos;
- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - Atividades: p.24 a p.27;
- PRODUÇÃO DE TEXTO - Palavras e desenhos;
- CARTAS ENIGMÁTICAS - Atividades xerocadas
- CAMPEONATO DE ADIVINHAS.
* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;
* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;
* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.
Fonte: Mundo Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário