.

.

...

...

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dia do PPP na escola

1º Momento: Quem Somos Nós?

Objetivo: Conscientizar os estudantes de que a escola é, na realidade, formada pelas pessoas que ali convivem, e que eles fazem parte desse todo.

Contextualizar a discussão, mostrando que nós somos todos parte de um todo que é a escola.

Algumas perguntas orientadoras:
Quais são as partes (pessoas e grupos) que compõem a comunidade escolar?
Qual o papel de cada um?
Qual a sua atitude diante da escola?
Como se organizam?

Refletir também sobre como cada um pode contribuir para mudar a escola:
Como podemos contribuir para a construção da escola que queremos?
Será que podemos fazer tudo sozinhos?
Com que podemos contar?

2º Momento: A convivência na escola.

Objetivo: Refletir sobre as relações interpessoais na escola, os problemas encontrados entre estas relações e formas de melhorá-las.

Propor uma entrevista sobre o tema: A convivência na escola.

Fazer duplas, para que um aluno possa entrevistar o outro (gravar os depoimentos), perguntando:
Como é a nossa convivência na escola?
Como é a relação das pessoas em sala de aula, no intervalo e durante as atividades?
O que e como poderia melhorar?

A partir dos depoimentos, convidar as crianças a organizarem as respostas em cartazes e/ou em folhas coloridas, para expor em sala de aula ou num outro espaço da escola.

Sistematizar e refletir sobre os cartazes, anotando, no quadro, quais os problemas e as possíveis soluções que encontraram para eles.

3º Momento: Conhecendo nossa escola.

Objetivo: Aprofundar a discussão anterior e socializar as sensações sentidas para o grupo.
Executar a “Dinâmica de sensibilização”.

Começar atividade com “de olhos fechados imagine que...” (falar de espaços existentes na escola). Os alunos deverão percorrer (usando a imaginação) os diferentes espaços da escola (sempre identificando como ele é e como poderia ser).
Em seguida, todos retornam à roda de conversa para socializar as observações.

Algumas perguntas para provocar a discussão:
Como é o espaço escolar?
Por que ele é assim?
O que poderia mudar?

Após essa discussão, as crianças podem fazer desenhos com o tema: “A escola que temos e a escola que queremos”.

4º Momento: Construindo as propostas.

Objetivo: Elaborar propostas para o PPP da escola a partir dos principais pontos levantados pelos estudantes.

Elaborar um documento os as principais proposta da sala.

Os alunos deverão observar os desenhos (e os cartazes) feitos e levantar os aspectos que aparecem com mais frequência e que lhes parecem mais fundamentais para a construção da “escola que queremos” - gravar os depoimentos.

Discutir e registrar propostas de melhoria para cada um deles, refletindo sobre como os diferentes sujeitos da comunidade escolar podem contribuir para que elas se realizem.

 Fonte: Adaptado de acordo com BLOG EDUCAÇÃO

--------------------------------------------------------











Nenhum comentário:

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores