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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EXPERIÊNCIA: TIPOS DE SOLO

Uso da criatividade -  EXPERIÊNCIA: TIPO DE SOLO 

Usando três tipos de solo (arenoso, argiloso e humoso) e seus componentes para mostrar as diferenças na taxa de crescimento, coloração e tamanho da planta. O solo pode variar no tipo, dependendo de quantidade de areia, de lama, de barro e da matéria orgânica.


MATERIAL

Argila
Areia
Húmus
Feijões
03 garrafas pet (cortadas para fazer o ''vaso'')

PROCEDIMENTOS

Coloque em uma garrafa pet (vaso) areia, em outra argila e na última coloque húmus. Plante quatro sementes de feijão em cada um dos vasos. As quatro sementes devem ficar afastadas uma da outra.  A profundidade é de dois cm. 
Pronto, agora basta deixar a sua experiência pronta em um local arejado e que receba bastante luz, pois esses são os dois itens essenciais para uma planta ou qualquer outro ser vivo, sobreviver. E a cada dois dias: água. Com o passar dos dias você irá analisar algumas coisas: Primeiro irá nascer às raízes do feijoeiro, seguido do caule que irá sustentar toda a redenção desta planta. Após o caule nascem as folhas...
























































































































































  
























































GERMINAÇÃO
A germinação da semente é uma das fases mais importantes na vida das plantas. A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta, desta forma uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantém graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião dentro dela vivo. Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. E ela agora está pronta para crescer e se tornar uma planta adulta. Então, simplesmente, a germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote. Podemos concluir que nos ambientes com pouca luz o crescimento dos órgãos aéreos de muitas plantas é mais evidente, ficando, contudo, de cor amarelada e aspecto frágil. Se houver mais luz as plantas serão verdes e robustas.

SOLOS
O solo argiloso é impermeável, sendo a sua textura bastante macia e maleável, em contato com a água vai formar uma “massinha” impedindo que a água passe. Ao contrário deste, o solo arenoso provem do granito é bastante permeável porque é fragmentado, deixando passar facilmente a água. Nenhum destes solos é bom para agricultura, pois enquanto um é bastante permeável o outro é demasiado impermeável, impedindo que as plantas tenham a quantidade certa de água. Assim, podemos perceber que existem solos mais produtivos do que outros, sendo os solos ricos em húmus, os mais férteis.


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SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

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