.

.

...

...

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Jornal CORREIO

ISSO ME INTERESSA

Objetivos:
·         Desenvolver a percepção crítica e autônoma;
·         Utilizar a linguagem escrita para expressar ideias;
·         Utilizar a linguagem oral para expressar opinião.


Desenvolvimento:
·         Distribuição do jornal CORREIO;
·         Leitura do jornal individualmente;
·         Escolha da matéria - que aluno achar - mais interessante;
·         Escrita de um texto analisando a matéria escolhida;
·         Divisão dos alunos em grupos - Debate sobre a matéria escolhida por cada um.


Avaliação:
·         Textos produzidos pelos alunos.













Nenhum comentário:

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores