.

.

...

...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Onde estou? Onde vivo?


1. Geografia. O que é Geografia?
  •  Uso do dicionário para responder a questão
Ciência que tem por objeto a descrição da superfície da Terra, o estudo de seus aspectos físicos atuais e das relações entre o meio natural e os grupos humanos. Ciência que estuda os fenômenos físicos e humanos da Terra. A palavra GEOGRAFIA vem do grego GEOGRAPHÍA, que significa "descrição da Terra". É a ciência que estuda a relação entre a Terra e seus habitantes.

  • Aula passeio
Observar o entorno da escola e relacionar a teoria (conceito de Geografia) com a prática (relevo, clima, vegetação, hidrografia, interferências do homem...)
..
  • Desenho
Desenhar o local observado.


 
 xxxxxx

2. Onde estou? Onde vivo?
  •  Introdução: Conceitos de localização
Construção do esquema abaixo:
nnnn


Localização - Mapas:


nnn


XXXX
X

Nenhum comentário:

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores