Conhecer as características do gênero diário;
Produzir textos em forma de diário;
Desenvolver o gosto pela escrita.
Livro didático;
Textos e exercícios xerocados;
Laboratório de informática –
Projeto: É hora de ler.
Atividade 1
Utilização do livro didático para realização da atividade:
“Escrever: muito prazer - Criar diário”, páginas 193 a 198.
Atividade 2
Entrega aos alunos, cópias xerocadas de textos escritos em
diários, para terem conhecimento deste gênero textual.
Atividade
3
Para iniciar essa atividade, deverá ser perguntado aos
alunos se já leram alguma obra literária em que o autor escreve sobre a forma
de diário. Na sequência, os alunos irão ao laboratório de
informática para lerem o livro “o diário de Serafina”.
Atividade
4
Entrega aos alunos, cópia xerocada do texto "Confissões de um
vira-Lata" para leitura, debate e interpretação de texto.
Atividade
5
Produção
de textos - o diário - conforme as orientações abaixo:
- Fazer relatório cronológico de fatos e acontecimentos do
dia-a-dia;
- Expressar opiniões e impressões, confissões e/ou meditações;
- Relembrar um
episódio do dia de hoje e contar em forma de diário.
- Quando terminar, ilustrar
seu texto.
O diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra, de
Zlata Filipovié.
Observar: Se a escrita ficou mais atraente, significativa
e prazerosa. Se a produção do diário foi vista pelos alunos não apenas como
expressão do que sentem/pensam, mas também como um espaço para a reflexão de
suas próprias ações.
...