.

.

...

...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa

Roteiro para junho, julho e agosto de 2012



Poemas: Tema: “O lugar onde vivo”

1) Introdução ao gênero
Laboratório de informática (Power Point – poemas da OLP)

2) Coleta de Poesias
*Pesquisar na comunidade pessoas que declamam ou escrevem poesias. Ou procurar em livros poesias e trazer uma poesia copiada para a escola.
*Montagem do Mural.

3) Poesias da Coletânea OLP
*Comparar poemas do mural e os da coletânea
  • Poema: Tem tudo a ver
*Organizar e sistematizar as observações do grupo em relação ao conjunto de poemas lidos. Possivelmente, surgirão as seguintes constatações:
  • As palavras rimam quando terminam com sons idênticos ou parecidos; 
  • Nem todos os poemas apresentam rimas; 
  • Os versos são as linhas do poema e podem ter extensão variada;
  • Estrofes são conjuntos de versos separados por um espaço (linha em branco); 
  • Um poema pode ter uma ou mais estrofes e cada estrofe pode ter número variado de versos; 
  • Os poemas costumam apresentar repetições de letras, de palavras ou expressões, de versos;
  • Eles também podem ter repetição da mesma construção sintática; 
  • As palavras que apresentam semelhanças – de sonoridade, de posição dentro do poema (início, meio ou final do verso), de função sintática – podem ser associadas para apoiar a interpretação do sentido do poema.
*Orientar os alunos a copiar essas conclusões no caderno. Um aluno poderá fazer um cartaz com essas informações para ser afixado no mural.
.. 
4) Escrever Poemas - Tema: O Lugar onde vivo 
  • Quem escreve?
  • Para quem?
  • Com qual finalidade?
  • Onde o texto será publicado? Jornal, livro, revista, internet, mural da escola?

5) Leitura dos poemas escritos pelos alunos
  • Leitura em voz alta 
  • Ritmo
  • Pontuação

6) Rimas  
*Ver Coletânea OLP 
  • Quadras ao gosto popular 
  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz 
*Explicar rimas internas e rimas externas 
*Dividir a poesia ao meio: de um lado, coisas simples e cotidianas; de outro, as mais abrangentes 
*Listar coisinhas e depois fazer um verso  - grupo de dois alunos 
  • Poesia coletiva: Coisinhas

7) Coletânea OLP - sentido próprio e sentido figurado
  • Poema: Livros e Flores
*Trabalhar sentido próprio (denotação) e sentido figurado (conotação)
  • Poema: Definições poéticas
*Trabalhar significado do dicionário (ver diferenças)

8) Coletânea OLP - comparação, metáfora e personificação
  • Poema: O leão
*Trabalhar sentido comparação, metáfora e personificação
*Trabalhar atividade comparativa
*Criar Metáforas
_ Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
_ O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
_ Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
_ Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

9) Coletânea OLP - Ritmo
  • Poema: Pássaro livre 
  • Poema: Haicai 
  • Poema: Pátria minha 
  • Poema: Coisas do reino da minha cidade 
  • Poema:  Trava-línguas 
  • Poema: Travatrovas
*Trabalhar  O ritmo – regular ou irregular
*Pesquisar trava-línguas

10) Coletânea OLP - Cordel
  • Versos de Cordel
*Marcação  de sílabas
  • Poema: Emigração e as conseqüências (7) 
  • Poema: A Valsa (3)
*Sequência de ações: coçar, respirar, Japão, Lua...
  • Poema: O buraco do tatu
*Escrever novamente o este iniciando com a cidade natal do aluno e também sobre um local que goste ou que tenha visitado.

11) Coletânea OLP – Diferenças e semelhanças
  • Poema: Milagre no Corcovado 
  • Poema: Cidadezinha
*Ver diferenças e semelhanças entre dois poemas - Laboratório Informática (Imagem do Rio de Janeiro, Imagens cidades históricas de Minas Gerias.)

12) Coletânea OLP - Regionalismo
  • Poema: Confidência do itabirano 
  • Poema: Alma cabocla
*Laboratório Informática (Imagens de Tapuirama)
*Passeio por Tapuirama
*Dinâmica de relaxamento
*Poema coletivo - Construção do retrato de onde vive o aluno - desenho do local, descrição em uma palavra o local onde vive o aluno


13) Visita do poeta
  • Senhor José Abadio - Morador de Tapuirama
*Apresentação em vídeo

14) Coletânea OLP – Poesia premiada
  • Poema: O mundo dentro da represa do Frade

15) Produção Individual - Analise de todo trabalho exposto
  • Tema: “O lugar onde vivo”.
*Produção
*Comparação com a primeiro poema escrito,
*Correção ortográfica
*Exposição  ao público 


Roteiro baseado em materiais disponíveis no site da: Olimpíada de Língua Portuguesa

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores