Poemas: Tema: “O lugar onde vivo”
1) Introdução ao gênero
Laboratório de informática (Power Point – poemas da
OLP)
2) Coleta de Poesias
*Pesquisar na comunidade pessoas que declamam ou
escrevem poesias. Ou procurar em livros poesias e trazer uma poesia copiada
para a escola.
*Montagem do Mural.
3) Poesias da Coletânea OLP
*Comparar poemas do mural e os da coletânea
*Organizar e sistematizar as observações do grupo em
relação ao conjunto de poemas lidos. Possivelmente, surgirão as seguintes
constatações:
- As palavras
rimam quando terminam com sons idênticos ou parecidos;
- Nem todos os poemas
apresentam rimas;
- Os versos são as linhas do poema e podem ter extensão
variada;
- Estrofes são conjuntos de versos separados por um espaço (linha em
branco);
- Um poema pode ter uma ou mais estrofes e cada estrofe pode ter
número variado de versos;
- Os poemas costumam apresentar repetições de
letras, de palavras ou expressões, de versos;
- Eles também podem ter repetição da
mesma construção sintática;
- As palavras que apresentam semelhanças – de
sonoridade, de posição dentro do poema (início, meio ou final do verso), de
função sintática – podem ser associadas para apoiar a interpretação do sentido
do poema.
*Orientar os alunos a copiar essas conclusões no caderno. Um aluno
poderá fazer um cartaz com essas informações para ser afixado no mural.
..
4)
Escrever Poemas - Tema: O Lugar onde vivo
- Quem escreve?
- Para quem?
- Com qual finalidade?
- Onde o texto
será publicado? Jornal, livro, revista, internet, mural da escola?
5) Leitura dos poemas escritos pelos alunos
- Leitura
em voz alta
- Ritmo
- Pontuação
6) Rimas
*Ver Coletânea OLP
- Quadras
ao gosto popular
- Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
*Explicar
rimas internas e rimas externas
*Dividir a poesia ao meio: de um lado, coisas
simples e cotidianas; de outro, as mais abrangentes
*Listar coisinhas e
depois fazer um verso - grupo de dois alunos
- Poesia coletiva: Coisinhas
7) Coletânea OLP - sentido próprio e sentido figurado
*Trabalhar sentido próprio (denotação) e sentido
figurado (conotação)
- Poema: Definições poéticas
*Trabalhar significado do dicionário (ver diferenças)
8) Coletânea OLP - comparação, metáfora e
personificação
*Trabalhar sentido comparação, metáfora e personificação
*Trabalhar atividade comparativa
*Criar Metáforas
_ Assim como uma
serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
_ O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil.
(metáfora)
_ Minha cidade até
parece uma colmeia agitada. (comparação)
_ Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)
9) Coletânea OLP - Ritmo
- Poema: Pássaro livre
- Poema: Haicai
- Poema: Pátria minha
- Poema: Coisas do reino da minha cidade
- Poema:
Trava-línguas
- Poema: Travatrovas
*Trabalhar O
ritmo – regular ou irregular
*Pesquisar trava-línguas
10) Coletânea OLP - Cordel
*Marcação de sílabas
- Poema: Emigração e as conseqüências (7)
- Poema: A Valsa (3)
*Sequência de
ações: coçar, respirar, Japão, Lua...
*Escrever novamente o este iniciando com a cidade natal
do aluno e também sobre um local que goste ou que tenha visitado.
11) Coletânea OLP – Diferenças e semelhanças
- Poema: Milagre no Corcovado
- Poema: Cidadezinha
*Ver diferenças e
semelhanças entre dois poemas - Laboratório
Informática (Imagem do Rio de Janeiro, Imagens cidades históricas de Minas
Gerias.)
12) Coletânea OLP - Regionalismo
- Poema: Confidência do itabirano
- Poema: Alma cabocla
*Laboratório
Informática (Imagens de Tapuirama)
*Passeio por
Tapuirama
*Dinâmica de
relaxamento
*Poema coletivo - Construção do
retrato de onde vive o aluno - desenho do local, descrição em uma palavra o
local onde vive o aluno
14) Coletânea OLP – Poesia premiada
- Poema: O mundo dentro da represa do Frade
15) Produção Individual - Analise de todo trabalho exposto
- Tema: “O lugar onde vivo”.
*Produção
*Comparação com a
primeiro poema escrito,
*Correção ortográfica
*Exposição ao público