I- LEITURA DO TEXTO
A Paz não nasce sozinha
,
No Brasil, as pessoas mal conhecem a guerra. Os brasileiros acordam toda manhã com a paz reinando. Viver na paz é natural para nós.Muitos pensam que é impossível a paz acabar! Seria com se , de repente, o sol deixasse de existir.
Quando passam muito tempo sem guerra, os homens podem acreditar que é natural viverem juntos em paz.
Entretanto, para continuar em paz, é importante saber que ela não nasce sozinha.E os homens têm dificuldades de se lembrar disso.
Uma pessoa diz bom-dia ao entrar numa loja, não bate a porta na cara de quem está atrás dela, agradece quando alguém lhe faz um favor.É uma pessoa bem-educada.
Atitudes como essas não são naturais de uma pessoa. Ou seja , não nascem com ela. A boa educação é algo que se aprende no decorrer da vida, e isso exige esforço. Ela não vem naturalmente no ser humano.
Tanto é que as crianças detestam que os adultos fiquem repetindo: “Diga bom -dia!” , “Diga muito obrigada!” , “Diga até logo!”.São advertências difíceis de aceitar.Ser bem-educado é parte do processo de crescimento.
O Processo de paz é semelhante ao da educação: nem sempre dá prazer , porque é preciso respeitar regras aprender a seguir a lei, renunciar à força natural.Os homens só se dão conta disso depois de comparar os benefícios da paz com os malefícios da guerra.
Se os homens acreditarem que a paz é natural e esquecerem de construí-la no dia a dia, a guerra pode voltar a acontecer.
..
Brigitte Labbé e Michel Puech. A Guerra e a Paz. São Paulo, Scipione,2002.
1-O texto: A Paz não nasce sozinha, é um texto dissertativo. Anote no seu caderno a alternativa que indica o objetivo desse texto:
*Narrar uma história
*Descrever um ambiente
*Expor e discutir um assunto
,
2- No primeiro parágrafo do texto , aparece a idéia principal da qual o texto foi desenvolvido. Que frase expressa essa ideia?
,
3- Qual é a ideia expressa pelos autores na conclusão do texto?
II- APÓS A LEITURA DO TEXTO
<
Discutir atitudes:
Como poderemos construir a paz na nossa escola, no nosso distrito, no trânsito e na nossa casa? Vamos refletir sobre isso, discutindo que atitudes podemos tomar para colaborar com a paz na nossa escola, no nosso distrito, no trânsito e na nossa casa.
,
Procedimento:
Dividir a turma em grupos e cada grupo ficará responsável por estabelecer propostas para promover a PAZ...
- na escola
- no Distrito
- no Poliesportivo
- em casa
- no trânsito
mm
Orientações que cada aluno poderá seguir durante o trabalho em equipe:- Expor as próprias idéias e apresentar justificativas para embasá-las e esclarecê-las;
- Respeitar as opiniões dos colegas, mesmo que você não concorde com o que eles pensam;
- Pedir a palavra e aguardar a vez de dar a sua opinião;
- Não repetir as informações que o colega já tenha dito;
- Utilizar uma linguagem mais formal que aquela usada nas brincadeiras e conversa com os amigos.
mm
Feito isso cada grupo apresentará suas sugestões. Após a correção e a verificação das ideias cada grupo fará cartazes e os mesmos serão fixados no mural.
,