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sexta-feira, 16 de março de 2012

A PAZ não nasce sozinha

  • TEMA – PAZ
I- LEITURA DO TEXTO

A Paz não nasce sozinha
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No Brasil, as pessoas mal conhecem a guerra. Os brasileiros acordam toda manhã com a paz reinando. Viver na paz é natural para nós.Muitos pensam que é impossível a paz acabar! Seria com se , de repente, o sol deixasse de existir.
Quando passam muito tempo sem guerra, os homens podem acreditar que é natural viverem juntos em paz.
Entretanto, para continuar em paz, é importante saber que ela não nasce sozinha.E os homens têm dificuldades de se lembrar disso.
Uma pessoa diz bom-dia ao entrar numa loja, não bate a porta na cara de quem está atrás dela, agradece quando alguém lhe faz um favor.É uma pessoa bem-educada.
Atitudes como essas não são naturais de uma pessoa. Ou seja , não nascem com ela. A boa educação é algo que se aprende no decorrer da vida, e isso exige esforço. Ela não vem naturalmente no ser humano.
Tanto é que as crianças detestam que os adultos fiquem repetindo:  “Diga bom -dia!” , “Diga muito obrigada!” , “Diga até logo!”.São advertências difíceis de aceitar.Ser bem-educado é parte do processo de crescimento.
O Processo de paz é semelhante ao da educação: nem sempre dá prazer , porque é preciso respeitar regras aprender a seguir a lei, renunciar à força natural.Os homens só se dão conta disso depois de comparar os benefícios da paz com os malefícios da guerra.
Se os homens acreditarem que a paz é natural e esquecerem de construí-la no dia a dia, a guerra pode voltar a acontecer.
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Brigitte Labbé e Michel Puech. A Guerra e a Paz. São Paulo, Scipione,2002.

1-O texto: A Paz não nasce sozinha, é um texto dissertativo. Anote no seu caderno a alternativa que indica o objetivo desse texto:
 *Narrar uma história                            
 *Descrever um ambiente          
 *Expor e discutir um assunto
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2- No primeiro parágrafo do texto , aparece a idéia principal da qual o texto foi desenvolvido. Que frase expressa essa ideia?
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3- Qual é a ideia expressa pelos autores na conclusão do texto?


II- APÓS A LEITURA DO TEXTO
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Discutir atitudes: 
Como poderemos construir a paz na nossa escola, no nosso distrito, no trânsito e na nossa casa? Vamos refletir sobre isso, discutindo que atitudes  podemos tomar para colaborar com a paz na nossa escola, no nosso distrito, no trânsito e na nossa casa.
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Procedimento: 
Dividir a turma em grupos e cada grupo ficará responsável por estabelecer propostas para promover a PAZ...
  • na escola
  • no Distrito
  • no Poliesportivo
  • em casa
  • no trânsito
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Orientações que cada aluno poderá seguir durante o trabalho em equipe:
  • Expor as próprias idéias e apresentar justificativas para embasá-las e esclarecê-las;
  • Respeitar as opiniões dos colegas, mesmo que você não concorde com o que eles pensam;
  • Pedir a palavra e aguardar a vez de dar a sua opinião;
  • Não repetir as informações que o colega já tenha dito;
  • Utilizar uma linguagem mais formal que aquela usada nas brincadeiras e conversa com os amigos.
 mm
Feito isso cada grupo apresentará suas sugestões. Após a correção e a verificação das ideias cada grupo fará cartazes e os mesmos serão fixados no mural.

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BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

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