.

.

...

...

terça-feira, 11 de outubro de 2016

TATU-BALÃO













SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA TEMÁTICA: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática.

OBJETIVO: Despertar estimular nas crianças  o gosto pela arte, levando-os a apreciar e distinguir os tipos de artes visuais, relacionando-as de forma dinâmica e prazerosa, estimulando a leitura e interpretação como a leitura de imagem.

TÉCNICAS: Dobradura, pontilhismo, colagem, reciclagem.

MATERIAIS: Livro Tatu-balão, vídeos, garrafa descartáveis, copinho de iogurte, papelão, pratinhos de papelão, barbante, folha de papel camurça, color set, ofício, cola, entre outras.

                                                                                                

TATU-BALÃO 
SÔNIA BARROS


Conheci um tatu-bola
Que não era feliz, não.
Tinha um sonho na cachola
Não ser bola, ser balão!

Todos os dias fazia
A caminhada comprida:
Do pé de um morro partia
E seguia na subida.

Lá em cima, sentia o vento.
Batendo forte no rosto.
Seu sonho no pensamento
 Lhe causava um alvoroço.

Ora calor, ora frio
E também dor de barriga.
Um comprido arrepio
E alegria em seguida.

Tatu-bola suspirava
Olhando a imensidão.
Corajoso, se jogava
Para ser tatu-balão!

Mas em vez de ele voar
Como havia planejado,
Começava a despencar,
Rolando desenfreado!

Sentia, enquanto rolava,
Disparar seu coração.
O tombo só terminava
Cara-a-cara com o chão.

Depois de tentar
Subir e voar em vão,
Tatu-bola encontrou
O menino Damião.

Como era dia de vento
Damião mostrou ao tatu
O seu melhor passatempo:
Empinar pipa no azul!

Tatu, que estava tão triste,
Acabou até sorrindo.
Sem perceber distraiu-se
Com aquele quadro lindo.

De repente, vendo a pipa
Ser levada pelo vento,
Descobriu, feliz da vida,
Que era um mágico momento.

O esperto tatu-bola
Não perdeu seu tempo, não:
se agarrou na rabiola
e voou feito balão.

Foi forte a felicidade
no coração do tatu,
que voava de verdade,
enfim, cruzando o azul.

Esse foi só o primeiro,
ora no alto, ora no chão,
de muitos outros passeios
do tatu com Damião.

Pois muito mais importante
do que o voo de verdade
é que dali em diante
começou uma amizade.

E os dois se divertiam
mesmo sem vento soprando.
No alto do morro subiam,
depois desciam...rolando.



BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores