.

.

...

...

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sugestão de Atividade


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  1. Leitura do livro 
  2. Desenho: Bioma Cerrado
  3. Enquete: Clique em http://goo.gl/JncfAy (responda e envie sua resposta)
  4. Questões sobre o livro:
  • Houve alguma coisa de que você gostou nesse livro?
  • O que chamou especialmente a atenção?
  • Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente?
  • Houve alguma coisa de que você não gostou?
  • Houve uma parte que você achou cansativa?
  • Você pulou alguma parte? Qual? 
  • Se você parou de ler, em que parte isso aconteceu? 
  • Houve alguma coisa que causou espanto?
  • Houve algo que você achou maravilhoso?
  • Encontrou alguma coisa que você nunca havia visto em um livro? 
  • Você se surpreendeu com alguma coisa? 
  • Alguma coisa não combinava ou não ficou bem explicada?
  • A primeira vez que você viu esse livro, antes de ler, como pensava que ele seria? O que o fez esperar isso?
  • Depois de ler, foi o que você esperava?
  • Você já leu livros como este?
  • Você já leu esse livro antes? (Se sim) Foi diferente dessa vez? 
  • O que você diria a seus amigos sobre esse livro? 
  • Há quanto tempo vocês acham que aconteceu essa história? 
  • Sobre quem é essa história? 
  • Que personagem você achou mais interessante?
  • Em que lugar se passa a história? 
Saiba Mais: Pássaros do Cerrado


BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores