.

.

...

...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação pelo Turismo

Projeto Educação pelo Turismo
Atividades realizadas: 25/08/2011 e 30/08/2011

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 27 de agosto de 2011

Fotos: VAMOS ABRAÇAR O MUNDINHO

VAMOS ABRAÇAR O MUNDINHO

Projeto: É hora de ler - Livro: Vamos Abraçar o Mundinho - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Título: "Letramento - Livro: Vamos abraçar o Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen" 
Público beneficiário: Alunos de 9 a 14 anos - 4º ano do Ensino Fundamental - Escola Municipal Sebastião Rangel - Distrito Tapuirama - Uberlândia - MG
Período de realização: O Projeto: É HORA DE LER tem sua duração prevista para o ano de 2011. A atividade desenvolvida e aqui relatada tem como base o Livro: Vamos abraçar o Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen com a duração nos meses de junho, julho e agosto de 2011.
Justificativa e objetivos:
Atualmente as pessoas estão deixando de ler bons livros, bons textos; apresentam muitas dificuldades ou resistências para esse hábito tão necessário que é a leitura em todas as suas formas, já que a mesma é fonte não só de conhecimento das várias formas de expressão, enriquecimento de vocabulários, mas também de prazer e diversão. 
Cabe a escola resgatar essa valorização do ato da leitura. Diante dessa afirmativa é idealizado o Projeto: É HORA DE LER. Projeto esse que tem como objetivo geral desenvolver o hábito da leitura de bons livros, revistas, jornais, gibis (utilizando o laboratório de informática para leitura online), aprofundando assim o nível de conhecimento-letramento dos alunos e a valorização do livro literário enquanto veículo de informação, de prazer e de conhecimento. São apresentados vários títulos e seus autores como sugestões, mas nada impede que o aluno e/ou professor busquem outros.
O Livro: Vamos abraçar o Mundinho de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen faz parte desse acervo online e foi escolhido para ser lido na Semana do Meio Ambiente e também como referência para a “Feira Científica: Nossa casa é o planeta Terra: somos cidadãos do mundo”, realizada em 27/08/2011
Com a leitura do livro e com as atividades diversas sobre o mesmo, aos alunos foi dado condições de compreender a importância das atitudes de manutenção e preservação meio ambiente, de estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a qualidade da vida humana; de estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, de perceber que as ações praticadas por nós são capazes de refletir no meio ambiente, positiva e negativamente, de utilizar a linguagem oral para expressar, explicar e argumentar suas idéias e sentimentos e de fazer exposições orais, com auxílio de colegas e do professor.
Conteúdos curriculares:
Literatura: Texto literário
Língua Portuguesa: Leitura, escrita e oralidade
Informática Básica: Uso da Internet
Ciências: Meio Ambiente: Conscientização, preservação e sustentabilidade   
Metodologia:  
Toda quarta-feira, os alunos do 4º ano do Ensino fundamental participam do Projeto: É HORA DE LER (dois horários - aula no laboratório de informática). No inicio do mês de junho, na Semana do Meio Ambiente, foi sugerido aos alunos que lessem (online) o livro: Vamos Abraçar o Mundinho. Esse livro propõe uma conscientização e possíveis mudanças em defesa da natureza.  Começa assim:
...
Era uma vez um mundinho... Lá viviam homenzinhos que faziam de tudo para deixá-lo feliz, pois sabiam como ele era importante. (...) E o mundinho ficava ainda mais feliz.
...
Após a leitura, já em sala de aula, todos fizeram um resumo do livro e desenharam a parte que mais gostaram... Tiveram muita dificuldade em entender assuntos como: preservação do Meio Ambiente, economia de água e de energia, poluição do ar, cuidados com o lixo, coleta seletiva, sobre matar, capturar ou comercializar os animais, reciclagem e uso de sucatas. A leitura do jornal CORREIO foi muito útil. Nas aulas que seguiram foram feitas atividades como: Caligrafia, ortografia, gramática e vocabulário, de forma criativa e divertida, fazendo jogos com o significado das palavras, com antônimos e sinônimos sobre ações certas ou erradas em relação ao meio ambiente.
 Figura 1 – Atividades no Laboratório de Informática
 Figura 2 – Atividades em sala de aula 
No mês de julho, o livro foi lido novamente com o objetivo de levar os alunos a identificar atitudes que lhes agradou ou não, comparando-as com a realidade do mundo em que vivem, permitindo que eles criem novas soluções para tais situações.
Em agosto, com os alunos motivados para “Feira Científica: Nossa casa é o planeta Terra: somos cidadãos do mundo”, foi desenvolvido atividades como: maquetes (poluição do ar – fumaça de carros e caminhões; poluição dos rios; desmatamentos, queimadas, animais em extinção; coleta seletiva - lixeiras com cores diferentes), cartazes (como economizar água; como economizar energia?), desenhos, colagens, pinturas, brinquedos (Uso de sucata - garrafas, latas, papelão, tecidos, cordas, jornais, pneus...). Com os cartazes e desenhos montou-se o painel (Nosso Mundinho); com as maquetes (Sustentabilidade Ambiental) e com os brinquedos e objetos (Coleta Seletiva e Reaproveitamento Sucatas). Foi feito um folder, um livro com atitudes corretas para “Como salvar o mundo” e também a reprodução do livro: Vamos Abraçar o Mundinho com os desenhos de alunos (tendo agora como base o livro que foi adquirido para eles). A participação dos alunos na Feira Cientifica foi brilhante, estavam seguros e defendiam o “Mundinho”, sabiam exatamente o que fazer para tornar o nosso mundo igual ao mundo da literatura...
 Figura 3 - Sustentabilidade Ambiental 
Figura 4 – Reaproveitamento de Sucatas
Figura 5 - Reprodução do livro Vamos abraçar o Mundinho
 Figura 6 - Reprodução do livro Vamos abraçar o Mundinho
 Alguém já disse que nenhum ser humano é uma ilha, portanto, esse projeto também tem seus colaboradores, a eles o nosso obrigado e entre eles destacam-se a laboratorista, os pais de alunos e a autora do livro, já mencionado, que se prontificou em ajudar no que fosse necessárrio. 
Figura 7 - “Feira Científica: Nossa casa é o planeta Terra: somos cidadãos do mundo”
Avaliação:
Foram avaliados o envolvimento e participação do aluno durante todo processo e no final do projeto (Feira Cientifica). A cada final de atividade foi feita uma avaliação coletiva para identificar pontos positivos e negativos, fazendo um levantamento de onde pode ser melhorado e o que pode permanecer. Foi avaliado também as mudanças de hábitos e atitudes de todos e de cada um dos participantes. E isso não exclui o professor!
“Simples atitudes são  essenciais para que a vida continue a existir.”
Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
 Recursos utilizados:
BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. “Vamos abraçar o mundinho”, Editora DCL, 2002.
https://picasaweb.google.com/112739730962957145733/VamosAbracarOMundinho# 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Programa Algar Lê – Correio Educação 2011

CANTINHOS DA INFORMAÇÃO




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Programa Algar Lê – Correio Educação 2011

Atividade realizada a partir do texto do Jornal CORREIO:

Jornal CORREIO
METODOLOGIA 

Junho:
  • Leitura do Jornal CORREIO de 17 de junho de 2011;
  • Direcionamento para o artigo sobre o Distrito Tapuirama;
  • Direcionamento para o assunto: As religiões existentes no Distrito Tapuirama;
  •  Debate sobre as religiões existentes no Distrito Tapuirama;
Julho:
  • Atividade: Fotografar eventos religiosos, dos quais cada aluno participa;
Agosto:
  • Exposição: Álbum de fotos;
  • Gif com as fotos - Feito pela professora regente.

    BUSCA NA WEB OU NO BLOG

    SUGESTÕES...

    * Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

    * Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

    * Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

    * Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

    * Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

    * Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

    * Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

    * Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

    Fonte: Mundo Jovem

    Seguidores