.

.

...

...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Notícia: O esqueleto

Carla
Jornalista

Na sala da professora Carla teve uma apresentação muito interessante sobre o esqueleto do corpo humano. nossa sala ficou parecendo um cemitério sem caixão, claro que cemitério tem caixão, mas nos só fizemos os esqueleto. Foi individual. E apresentamos para todas as classes como se fosse um teatro, mas poderia ser em grupo de quatro.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Notícia: Trabalhos do 5º Ano

Ana Carolina
Jornalista

No primeiro bimestre, teve um trabalho sobre o Sistema Solar. Foi muito legal, só que não era de grupo, era individual. Fizemos os planetas, o sol, as estrelas. O trabalho da Eduarda, ficou muito bom, ela pintou a cartolina. E o do trabalho da Keila. Ela fez em cima de isopor. Todos os trabalhos ficaram bons... Todos estão postados na página da nossa escola e é só conferir!


...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista

Desde que o ano letivo de 2010 iniciou, muitas atividades foram desenvolvidas no 5º ano A e B. Qual(is) foi ou foram a(s) atividade(s) que você mais gostou de participar? Por quê?
.
.
.
.
Responda essa pergunta usando a caixa de comentários.

sábado, 19 de junho de 2010

Artigo: Gêneros Textuais

PROFª DE LÍNGUA PORTUGUESA
Especial para o Aqui na escola

A expressão gêneros textuais é usada quando referirmos a diversidade de textos que encontramos em nossa vida diária. Como por exemplo: carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, sermão, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Cada gênero tem características próprias e assim pode ser facilmente identificado. As características dos gêneros orais também são resultado das situações em que eles são produzidos.
Na Revista Nova Escola há um relato que "Os especialistas dizem que os gêneros são, na verdade, uma "condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores". A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros conteúdos os chamados "comportamentos leitores e escritores" (ler para estudar, encontrar uma informação específica, tomar notas, organizar entrevistas, elaborar resumos, sublinhar as informações mais relevantes, comparar dados entre textos e, claro, enfrentar o desafio de escrevê-los)".
Usar os gêneros textuais como instrumento na educação, torna mais significativa a aprendizagem escolar por aliar a língua que utilizamos no nosso dia a dia, nas comunicações informais ou formais dos nossos alunos.
...
Os livros do autor Ricardo Azevedo e da autora Ângela Lago são ótimos recursos para o trabalho com gêneros textuais.
.
...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Notícia - Livros

PABLO
Jornalista
.
Este ano temos que ler, pelo menos, um livro por semana e em grupos temos que fazer um trabalho por bimestre. As apresentações dos grupos sobre oss livros do Ricardo Azevedo foram tão boas, que até a professora fez um clip com as fotos de todos, que foi parar na página da escola. Eu gostei muito e aprendi bastante. Aqui embaixo está o clip que eu copiei da página da escola.
. nnn nnnnndnndd

Power Point - Fonte: Página da escola

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aconteceu, é notícia!

QUELI
Jornalista
.
No primeiro bimestre a professora, de Língua Portuguesa, separou a sala em oito grupos, eu fui do grupo de nº 4, de todos os outros grupos que apresentaram o trabalho o que eu mais gostei foi o da receita de bolo, quem apresentou foi a Keila, Ana Carolina e a Juliana, foi um trabalho engraçado e gostoso, por que deu o bolo para todos, que delicia de bolo, foi um bom trabalho. Uma ótima ideia, mas também os outros trabalhos foram legais. O livro que eu li foi: Zé Pedro comeu pimenta pensando que não ardia - Ricardo Azevedo.
.
...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Minha escola...

Paula
Jornalista


Eu gosto muito da minha escola porque ela é muito boa para mim. A escola serve para tudo, serve para estudar e aprender. As crianças que vão à escola todos os dias acham bom por que elas estão aqui para estudar e também aprender. Tem meninos que moram na roça mais vão à escola de van todos os dias, os meninos que moram na cidade, perto da escola podem vir de carro ou a mãe leva os filhos na escola para eles não irem sozinhos. Essa escola é muito grande para nós e tem um monte de salas para os meninos estudarem e para aprenderem para passar de ano.

BUSCA NA WEB OU NO BLOG

SUGESTÕES...

* Mostrar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;

* Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;

* Solicitar a pesquisa dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

* Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica de cada leitor, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;

* Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;

* Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;

* Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;

* Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Fonte: Mundo Jovem

Seguidores